
Já começou a "Dança das cadeiras" para a época de 2010. Já muito se fala de quem vai para onde e já começam a surgir algumas certezas. Assim faremos uma primeira análise com um ou outro comentário. Caso queiram dar a vossa opinião, será bem vinda até porque seria uma primeira aproximação à criação de um forum SUPERBIKECORNER que completaria o nosso blog.
Fiat Yamaha
Equipa actual: Valentino Rossi e Jorge Lorenzo
Em 2010: Valentino Rossi e ? Este é se calhar, a decisão mais aguardada em todo o plantel de Motogp para 2010... A Honda tentou a aproximação a Lorenzo, mas foi relegada a sua intenção o que fez supor que a Yamaha iria avançar para a renovação com o jovem espanhol. No entanto nos últimos dias surgiu uma proposta quase irrecusável da Ducati. Esta última tem sido reforçada nos ultimos dias pelo estado clínico de Stoner.
Ducati Marlboro
Equipa actual: Casey Stoner e Nicky Hayden
Em 2010: Casey Stoner ? Nicky Hayden ? Lorenzo? Casey Stoner tem contrato para 2010 com a equipa italiana, embora nos últimos dias a sua saúde tem sido colocada em causa e já há mesmo quem diga que esta será a última época do australiano que pode sofrer de uma doença crónica. Lorenzo é a incógnita e Hayden pareçe ter o seu lugar dependente da decisão de Lorenzo.
Repsol Honda
Equipa actual: Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso
Em 2010: Dani Pedrosa e Andrea DoviziosoEmbora sem contratos assinados, é certo que o HRC manterá Pedrosa e Dovizioso embora subsistam os diferendos com o manager do piloto espanhol...
Rizla Suzuki
Equipa actual: Loris Capirossi e Chris Vermeulen
Em 2010: Loris Capirossi e Alvaro Bautista Loris Capirossi irá manter-se na equipa nipónica em 2010, até porque as suas capacidades como afinador têm dado bons resultados. Ao piloto italiano, juntar-se-á o jovem espanhol Alvaro Bautista que este ano esta em luta acesa pela conquista do título de 250cc, que deixa assim Vermeulen fora dos planos da Suzuki e com o regresso ao mundial de SBK como o destino mais provável.
Monster Yamaha Tech 3
Equipa actual: Colin Edwards e James Toseland
Em 2010: ? e ? Este será um dos lugares mais disputados e desejados de 2010. Para além de Edwards e Toseland, já foram apontados Ben Spies, Randy de Puniet, Chris Vermeulen, Mika Kallio e Toni Elias para ocupar o lugar nas duas M1 da equipa francesa.
Fala-se ainda no regresso de Edwards (melhor privado esta temporada) à equipa oficial para o lgar de Lorenzo caso este opte pela saída, o que deixaria o lugar vago para Ben Spies.
San Carlo Honda Gresini
Equipa actual: Toni Elias e Alex de Angelis
Em 2010: Marco Simoncelli e Marco Melandri A equipa de Fausto Gresini é juntamente com a Repsol Honda uma das poucas equipas com os seus lugares fechados e preenchidos para 2010. Marco Simoncelli sobe das 250cc enquanto um super motivado Marco Melandri volta à equipa que tão bons resultados lhe permitiu no passado.
LCR Honda
Equipa actual: Randy de Puniet
Em 2010: ? A equipa franco-italiana não tem ainda nenhum contrato assinado embora gostasse de manter De Puniet nas suas fileiras, pois pareçe ter sido uma combinação que resultou esta época. No entanto nada está certo com a possibilidade de o françês alinhar na Tech3 em 2010, bem como a possibilidade da equipa aumentar o seu número de pilotos de um para dois na próxima época, sendo que um dos nomes mais falados para o segundo posto seja o de De Angelis.
Hayate Racing Team
Equipa actual: Marco Melandri
Em 2010: Não competirá Apesar de resultados impressionantes de Melandri esta época, já foi anunciado que a equipa Hayate não alinhará em 2010.
Pramac Racing
Equipa actual: Mika Kallio e Niccolo Canepa
Em 2010: ? e ?A Ducati pretende manter Kallio nas suas fileiras, mas a subida do jovem piloto filandes à equipa oficial em substtuição de Stoner e os bons resultados obtidos podem catapultá-lo para outros voos em 2010. Por outro lado Canepa tem feito uma boa época se bem que não tem impressionado por aí além... no entanto as suas capacidades sºao admiradas na equipa satélite.
Scot Racing
Equipa actual: Gabor Talmacsi
Em 2010: ? Tendo sido chamado à equipa Scot apartir da prova da Catalunha esta época, Gabor Talmaczi trouxe os seus fortes investidores para o Motogp e, esse capital já está em vista por outras equipas o que traz prespectivas de continuação do húngaro na classe rainha. No entanto a equipa pode expandir para dois o número dos seus pilotos promovendo o actual lider da classe de 250cc dando finalmente uma oportunidade a Aoyama.
Aspar Ducati
Em 2010: Hector Barbera. Jorge Martinez passará finalmente para a classe rainha com uma Ducati e levará consigo Barberá uma vez que a sua actual estrela Bautista se juntará à Suzuki.